Olá, queridos! Estava aqui pensando sobre o que escrever hoje e lembrei do querido, amado e poderoso suco verde! Vou falar pra vocês tudo que eu sei sobre ele e dar umas dicas de receitas.
Muita gente ainda não sabe porque o suco verde faz bem, outras tomam mesmo sem saber… Rs. A verdade é que ainda não existem estudos suficientes que comprovem os benefícios desse suco, mas sabemos que os ingredientes normalmente usados fazem muito bem à saúde. Extremamente saudável, ele é fonte de fibras, minerais e vitaminas.
Os benefícios são muitos, entre eles: é fonte de hidratação; auxilia no funcionamento intestinal; é bom para a imunidade; é fonte de energia; ajuda a melhorar a pele e os cabelos; possui característica antioxidante; aumenta a sensação de saciedade; ajuda a equilibrar o pH corporal.
Mas vale lembrar: o suco verde não é milagroso, certo?! Não adianta depositar toda a expectativa de vida saudável sobre ele! Ele é sim muito bom, mas deve estar sempre associado à uma alimentação balanceada e à prática de exercícios físicos regulares.
O ideal é tomar o suco pela manhã, se isso não é possível na sua rotina, uma opção é deixar para o lanche da tarde. Mas não substitua refeições, introduza o suco àquilo que você já está acostumado a comer, tanto no café da manhã, quanto no lanche da tarde.
Existem muitas receitas que podemos experimentar, praticamente tudo vale! Esse é um “gabarito” de receitas:
– 1 ou 2 folhas verde-escuras (agrião, couve, espinafre, salsão, rúcula)
– 1 porção de erva (hortelã, salsinha, erva-doce, capim-limão)
– 1 ou 2 tipos de legumes (pepino, chuchu, abóbora)
– 1 ou 2 raízes (beterraba, cenoura, gengibre)
– 1 porção semente (linhaça, chia, girassol, gergelim)
– 1 ou mais frutas (maça, limão, abacaxi, melão, laranja…)
*ATENÇÃO*
– Nada de usar açúcar nem adoçante, pois eles vão contra a ideia principal do suco, de desintoxicar e desinflamar o organismo.
– E não vale coar. A maior parte dos nutrientes fica para trás quando o suco é coado.
Você pode usar um ingrediente de cada categoria, mas vale escolher só alguns. O ideal é sempre variar, pra não enjoar!
Vamos lá a algumas RECEITAS:
– 1 copo de água de coco; 1 folha de couve manteiga; 1 fatia de abacaxi; 1 pedaço pequeno de gengibre; algumas folhinhas de hortelã.
– 1 copo de água de coco; 1 folha de couve manteiga; 1 fatia de melão; 1/4 de limão espremido; 1 colher de sobremesa de linhaça dourada.
– suco de 1 laranja; 1 folha de couve manteiga; 1/4 de uma cenoura média.
– 1 copo de água de coco; 1 folha de couve manteiga; 1 talo de salsão; folhinhas de hortelã; 1 pedaço pequeno de gengibre; 1 colher de sobremesa de linhaça dourada; 1/2 maça.
– 1 copo de água de coco; 1 folha de couve manteiga; 1/4 de pepino de tamanho médio; 1/4 de limão espremido.
– suco de 1 laranja; alumas folhas de espinafre; folhinhas de hortelã; 1 xícara de chá de frutas vermelhas congeladas; 1 colher de sobremesa de gojiberry.
Dentro disso você pode variar o que quiser, mude as folhas, as frutas, as ervas. Tire os ingredientes que não gosta, acrescente aqueles que mais gosta. Mude as quantidades. O que vale é fazer!
Se gostar, introduza na rotina, tenho certeza que você vai se sentir super bem, mas… se não gostar, não se torture, ok?! Busque outras alternativas! 😉
Beijos verdes
K
Adorei, Camila! Sem milagres… Beijo!
Gostei da receita.