TUDO (OU QUASE TUDO) QUE VOCÊ QUERIA SABER SOBRE A QUERIDINHA DO MOMENTO: TAPIOCA

Padrão

Imagem Gente, eu amo tapioca. Sempre gostei, mas hoje me assumo viciada mesmo.

Além disso, ela está super na moda, né?! Rs… Mas muita gente não sabe realmente o porquê, então vou dividir com vocês um pouco do que eu sei.

A tapioca é feita com fécula extraída da mandioca, por isso é rica em carboidratos e é uma opção saudável ao pão. A farinha de tapioca não contém gordura, glúten ou sódio. É super versátil, aceita qualquer tipo de recheio, doces e salgados – sim! Salgada. Muita gente torce o nariz, mas vamos combinar de experimentar primeiro??

Pode ser consumida em qualquer refeição do dia no lugar do carboidrato. Eu não abro mão de comer sempre no café da manhã, mas adoro fazer a noite também, acompanhada de uma saladinha.

Vale lembrar que apesar de muito saudável, seu valor nutricional é pobre, ela não contém fibras, proteínas e seu índice glicêmico é alto. Aí vocês vão falar pra mim: Nossa, mas então vale mesmo a pena? SIM! E isso é fácil de resolver. Os recheios é que vão agregar nutrientes a ela. Para adicionar fibras e assim baixar o índice glicêmico, podemos rechear com vegetais crus ou apenas adicionar um pouquinho de semente de chia no seu preparo. Os recheios de queijos e carnes introduzem proteínas.  Já as frutas ajudam a adicionar vitaminas.

Vocês podem encontrar a goma de tapioca já hidratada no mercado. As embalagens tem normalmente 500g ou 1kg. Em alguns mercados ela fica na geladeira perto dos iogurtes, em outros fica fora mesmo, perto das frutas e salada. Mas depois que abrir o saquinho guarde sempre na geladeira.

Para fazer é muito fácil:

– frigideira de mais ou menos uns 12/15 cm de diâmetro no fogo baixo, deixa esquentar por uns 2 minutos – sem nada de óleo, azeite, manteiga…

– 2 colheres de sopa de tapioca espalhadas pela frigideira e fica de olho, assim que virar um bloco só, está boa – cuidado: essa parte é muito rápida. O tempo varia de fogão pra fogão, mas em geral em 1 minuto está ótimo

– tira a frigideira do fogo e recheia metade do disco com recheio que quiser – dobra o disco ao meio

– volta a frigideira no fogo com uma tampinha e deixa mais uns 15seg só pra esquentar o recheio

– serve no prato e manda ver! 😉

DICAS:

– não deixem esquentar demais a frigideira porque a tapioca fica borrachuda.

– eu não viro o disco dos dois lados, mas pode virar. Só cuidado para ele não ficar muito duro, fica difícil de rechear.

– não coloquem muito recheio, fica ruim para dobrar o disco.

– usem queijos ralados ou em fatias finas, assim derrete mais rápido.

– algumas pessoas dizem que tem que peneirar, mas eu vou sempre pela praticidade e faço direto do pacote mesmo e modéstia da parte fica MARA.

– eu prefiro ela mais molinha, mas se preferirem mais durinha é só deixar mais tempo no fogo depois de recheada.Aí pode até virar dos dois lados.

Existem algumas marcas por aí, já experimentei várias e a minha preferida é a “da terrinha” (dá uma olhada na página do facebook pra vocês verem a ‘cara’ da embalagem – https://www.facebook.com/DaTerrinha). Ela é mais fininha e bem saborosa.

IDÉIAS DE RECHEIOS

– banana, canela e coco em flocos sem açúcar

– banana, canela e castanha do Pará ralada

– queijo cottage, geléia sem açúcar e coco em flocos sem açúcar

– queijo e presunto/peito de peru

– ovo mexido com rúcula e tomatinho cereja

– atum temperado com cebola e tomate

Gente, as opções são quase que infinitas! Um segredo: você pode colocar qualquer coisa lá dentro que fica bom… Rs

Faça, teste, arrisque e depois volta aqui pra me contar!

Beijocas

K

Anúncios

9 comentários sobre “TUDO (OU QUASE TUDO) QUE VOCÊ QUERIA SABER SOBRE A QUERIDINHA DO MOMENTO: TAPIOCA

  1. laura

    Ca, que delicia teus posts… super gostoso de ler!!!!! eu tb amooooooo tapioca !!!! adoro rechear com abacate… faço tipo uma guacamole(abacate e tomate picado, limão , coentro ou oregano, pimenta preta e sal)!!!!é de comer rezando!!!! bjo queridona!

  2. Camila

    Tinha tapioca em casa e fiz hoje de manhã! Tentei virar ela com uma manobrada frigideira e ela deu uma quebradinha, sujei todo o fogão!!! Hahahaha! Acho que farei que nem você, Cá, sem virar… Adorei as idéias de recheio!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s